Cuidado com os imprevistos!
Um texto sobre o que o Titanic pode nos ensinar.
Quem aqui se lembra do Titanic?
Eu sei, essa é uma pergunta bem idiota, certamente todos aqui, embora não tenham vivido esse fato histórico, se lembram.
O Titanic era o que havia de mais moderno no ramo náutico, um dos transatlânticos mais tecnológicos da época, contava com 16 compartimentos em seu casco, que tinham um sistema de portas à prova d´água, esse fator, permitiria que o navio continuasse em curso mesmo com 4 dos compartimentos inundados.
Essas e inúmeras outras características fizeram com que as pessoas criassem uma crença de que o navio era quase inafundável, o que não contavam é que ele não conseguiria resistir nem sequer a viagem de inauguração.
Titanic no fundo do mar:

Tá, mas isso provavelmente você já sabia.
Agora, o que é que um navio tem a ver com o mundo dos investimentos, você deve estar se perguntando.
Veja só, o evento que causou a ruína dos tripulantes do Titanic (iceberg) e o evento que causou a ruína de muitos no mercado financeiro em março (pandemia) foram IMPREVISÍVEIS.
O Titanic, ao afundar causou a morte de 1500 pessoas, a pandemia além de causar a morte de muitas pessoas, levou o mercado de capitais a quedas enormes, comparáveis as maiores crises já vistas.
Mas porquê imprevisível?
No mar, Inúmeros fatores contribuem para gerar ondas e correntes marítimas, assim como inúmeros fatores contribuem para gerar altas e baixas no mercado, esses inúmeros fatores tornam o mar e o mercado complexos demais para serem previstos.
Estou dizendo isso por que acredito que muitos investidores ignoram que podem ser pegos de surpresa por um evento imprevisível, aí quando o evento chega... BOOM!! Seu patrimônio, fruto do seu trabalho e sustento de sua família, desaparecem em um piscar de olhos.
Como sobreviver a eventos imprevisíveis?
Você viu que nem mesmo a mais alta tecnologia e segurança fez com que o Titanic sobrevivesse. Ou seja, não basta ter um barco forte para atravessar as tempestades, adotar uma conduta é importante.
O mesmo ocorre com uma carteira de investimentos, você pode ter os melhores ativos, as empresas mais sólidas e rentáveis, que não estará a salvo de eventos imprevisíveis, é necessário também adotar uma conduta.
Existem algumas características que o investidor inteligente pode adotar para sobreviver a esses eventos, essas características, que constroem uma conduta são notáveis nos maiores investidores, eu as julgo como uma das colunas que sustentam o investidor inteligente.
Que condutas são essas?
1- Entender que simplesmente você não pode prever.
2- Ser humilde perante as incertezas.
3- Prezar pela sobrevivência.
Parece muito simplista mas, eu garanto, adotar essas condutas te levará a tomar medidas no mercado que certamente te trarão bons frutos no longo prazo.
Veja só:
1- Entender que simplesmente você não pode prever.
Ao entender isso, sua conduta já muda. Você para de dar atenção para o que seu tio está falando da bolsa, você para de dar atenção para o que os especialistas pensam que vai acontecer, você para de dar atenção para qual empresa será a nova magalu, você para de dar atenção para o que o presidente fala... Entenda, quem foca nisso tudo está tentando, o tempo todo, saber o que está acontecendo para tentar prever algo ou chegar a alguma conclusão que ninguém chegou. Ao entender essa frase, você deixa esses ruídos de lado e foca no que importa.
2- Ser humilde perante as incertezas:
Esse ensinamento eu peguei do economista Richard Rytenband e, ao meu ver, quando você adota essa conduta, quando você coloca a humildade em primeiro lugar, você consegue gerir muito melhor o risco que existe em sua carteira e com certeza não tomará decisões malucas que podem te levar a ruína.
3- Prezar pela sobrevivência.
Lembre-se disso: às vezes, no mercado financeiro, é melhor deixar de perder do que ganhar. Contra intuitivo, né? Mas veja só, ganhar muito ou ganhar pouco não te tira do "jogo" dos investimentos, agora perder muito pode significar sua ruína. Por tanto, coloque a sobrevivência em primeiro lugar, só assim você consegue se beneficiar do tão falado longo prazo.
Bom, espero que eu tenha conseguido agregar valor de alguma forma em sua vida através desse texto. Um abraço e até o próximo dia 8.
Ahhh! Não esqueça de me enviar um feedback, uma dica, crítica ou sugestão.
Só clicar aqui e me enviar uma mensagem. :)

